ISO 22.000

 

A ISO 22000 é uma Norma Internacional  que específica requisitos que permitem a uma organização demonstrar:

·         A  sua habilidade em controlar os riscos  de segurança de alimentos para níveis aceitáveis nos produtos finais;

·         A conformidade com os requisitos estatutários e regulamentares aplicáveis à segurança alimentar;

Integra os princípios do Sistema de Análise de Perigos e Pontos Críticos de Controlo (HACCP)  do Códex  Alimentarius e elementos da NBR ISO 9001.

Quais os benefícios   da implantação da  ISO 22000 para sua empresa?

·         Um sistema de gestão da segurança alimentar mais focalizado, coerente e integrado do que geralmente é requerido pela  legislação;

·         Melhoria da  gestão da segurança dos alimentos e da qualidade dos seus produtos e processos;

·         Gerenciamento de processos seguros, garantindo que todos os perigos relevantes ao longo da cadeia produtiva, sejam identificados e controlados;

·         Harmonização internacional no que tange aos padrões de segurança alimentar;

·         Credibilidade de clientes internos e externos, garantindo  a  sua abertura para vários mercados internacionais.

O que é a FSCC 22000?

É uma norma internacional de gestão de segurança do alimento, gerenciada pela Foundation for Food Safety Certification e aplicável á todas as organizações da cadeia dos alimentos  sendo    reconhecida pela Iniciativa Global de Segurança do Alimento (GFSI).

Em poucas palavras, a FSSC é a ISO 22000 com o detalhamento claro dos Pré Requisitos exigidos  por esta última.

Se a sua empresa já é certificada na NBR ISO 22000 e deseja a transição  para a  FSSC 22000, será necessário  incorporar  o  PAS 220:2008,  Programa de pré-requisitos  desenvolvido  especificamente para  complementar a Norma ISO 22000.

A ISO 22000 e PAS 220 juntas resultaram e formam a base para a FSSC 22000

A FSSC permite  que sua empresa demonstre que possui um sistema de gestão de segurança do alimento abrangente,  por apresentar  uma grande variedade de  requisitos adicionais   regulatórios e de clientes.

Nós elaboramos a documentação em conformidade ao cumprimento da norma bem como sua implantação para futura certificação.

Importante:

·         Por serem normas, ambas não são obrigatórias.

·         É muito importante que a empresa de consultoria que irá implantar estas normas na sua organização tenha o foco e a experiência em indústrias de alimentos (processos e qualidade), pois o APPCC é substancialmente 70% do conteúdo da norma.

·         Se não houver urgência, aconselhamos um aprofundamento em APPCC para depois partir para certificação ISO 22000 ou FSSC.  

Fale conosco e solicite um orçamento sem compromisso.

 (17) 9 8126-0747

 

ptilelli@gmail.com

 

Bebedouro - SP

São Paulo - SP